Mapeamento de textura direto

Ferramenta

Conjunto de Ferramentas

Atalho

Mapeamento de Atributos

Básica

Visualização

Shift + A

A ferramenta Mapeamento de Atributo edita parâmetros de mapeamento de textura diretamente na janela de desenho. Esta ferramenta se aplica a texturas criadas com sombreadores de cores agrupadas ou sombreadores de transparência de máscara. O tipo de mapeamento de textura deve ser esfera, cilindro ou plano para esta ferramenta (edite texturas com outros tipos de mapeamento por meio da paleta Informações do objeto). A ferramenta não pode ser usada em um objeto com uma substituição de atributo de uma visualização de dados.

As texturas também podem ser mapeadas em objetos selecionados na guia Renderizar da paleta Informações do objeto; VejoGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto

Essa ferramenta também modifica as texturas do decalque; VejoEditando texturas de decalque.

 

Modo

Descrição

Não Repetitivo

Para repetir texturas, exibe uma única repetição da textura para facilitar a edição da textura

Repetição Original

Para repetir texturas, restaura o padrão de repetição da textura

Escala/Rotacionar pelo Canto

Para redimensionar ou girar texturas com as alças no quadro de textura; a moldura da textura é dimensionada ou gira em torno da alça oposta à alça que foi clicada

Escala/Rotacionar pelo Centro

Para redimensionar ou girar texturas com as alças no quadro de textura; a moldura da textura é dimensionada ou gira em torno de seu centro

Parte

Para objetos texturizados com mais de uma parte texturizável, como paredes e telhados, permite que uma parte diferente do objeto seja selecionada para edição de textura

Decalques

Selecione um decalque para ajustes de mapeamento

A ferramenta Mapeamento de Atributo também edita hachura, bloco, gradiente e preenchimentos de imagem. Veja Mapeando Preenchimentos com a Ferramenta Mapeamento de Atributos.

Para editar o mapeamento de textura diretamente na janela de desenho:

Selecione um objeto 3D texturizado ou uma face texturizada de um objeto.

Clique na ferramenta. Como alternativa, clique na ferramenta primeiro e, a seguir, clique no objeto ou em uma face do objeto.

Se o objeto selecionado tiver uma textura sem suporte (com um plano de alinhamento automático, perímetro ou tipo de mapeamento de telhado), um alerta é exibido. Selecione outro tipo de mapa e clique em Sim para continuar.

Para objetos com partes, que podem ter diferentes texturas e tipos de mapeamento aplicados a diferentes partes do objeto, selecione a parte para editar na lista Parte na barra de ferramentas. Para editar decalques, consulteEditando texturas de decalque.

Se a parte selecionada tiver uma textura sem suporte (com um plano de alinhamento automático, perímetro ou tipo de mapeamento de telhado), um alerta é exibido. Selecione outro tipo de mapa e clique em Sim para continuar.

Para um mapeamento direto mais fácil de uma textura repetida, clique no modo Não repetitivo para ver uma única repetição da textura. (Depois de editar o mapeamento de textura, clique no modo Repetição original para retornar ao padrão original e ver o efeito.)

Se aplicável, selecione como dimensionar ou girar a textura. Para ajustar a textura sobre um canto da grade de edição, clique no modo Escala/Rotacionar pelo Canto; Para ajustar a textura sobre o centro da grade de edição, clique no modo Escala/Rotacionar pelo Canto;

Um plano de textura colorido com uma grade de edição é colocado sobre a primeira repetição da textura no modo de mapeamento 2D. A origem da textura é posicionada na origem dos eixos. A paleta Info de Objeto exibe apenas os parâmetros que podem ser editados enquanto a ferramenta Mapeamento de Atributos está ativa.

Para mudar para o modo de mapeamento 3D, clique em um dos três eixos de espaço de textura (as linhas vermelha, azul e verde).

Para voltar ao modo de mapeamento 2D, clique dentro do quadro de textura ou em qualquer lugar fora do objeto texturizado.

O quadro de edição fornece snaps ao objeto para posicionamento preciso da textura. Use as alças do quadro de edição para ajustar o mapeamento ou use a barra de dados para inserir valores precisos (veja Usando a Barra de Dados).

Ação

Descrição

Para mover a textura

Modo de mapeamento 2D: Clique dentro do quadro de edição e arraste a textura para o local desejado na superfície do objeto

Modo de mapeamento 3D: Clique na alça central em forma de diamante na origem e arraste a textura para o local desejado na superfície do objeto. O plano de textura se move com a imagem, permitindo que você encaixe a imagem em um ponto de encaixe no objeto.

Para redimensionar a textura

(Apenas mapeamento 2D)

Clique em uma alça de canto do quadro de edição (o cursor de redimensionamento é exibido) e arraste para definir o objeto de edição em uma nova escala. Clique para confirmar o ajuste.

Para girar a textura

Modo de mapeamento 2D: Clique em uma alça lateral da grade de edição (o cursor de rotação é exibido) e arraste a alça para o novo ângulo de rotação. Clique para confirmar o ajuste.

Modo de mapeamento 3D: Clique em uma das alças ao longo do eixo para girar. O cursor de rotação é exibido e uma visualização tracejada indica o espaço de rotação. Mova o cursor para mover o plano e clique para definir.

Para definir a textura para um rosto

(tipo de mapa plano apenas)

Clique com o cursor de mão para definir o mapeamento de textura para a superfície da face indicada. O plano de textura é posicionado tangente à superfície no ponto de clique, com a origem do plano de textura no ponto de clique.

Para mudar o raio da projeção da textura

(tipos de mapa de esfera e cilindro, apenas mapeamento 2D)

Clique em uma das quatro alças de controle de raio ao redor da borda do círculo que representa a superfície de mapeamento e arraste a alça para o novo comprimento de raio. Clique para confirmar o ajuste.

Para editar o mapeamento de outra parte de um objeto texturizado, selecione a próxima parte a ser editada na lista Parte e repita o processo.

Textures05356.png 

Gerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto

 

 

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